Pular para o conteúdo principal

Até quando planejar?

Por Sandra Elisabeth

Sempre ouvimos que planejar é importante. Que precisamos saber o que fazer, como fazer, por que fazer, quem deverá fazer.... Enfim, P-L-A-N-E-J-A-R!

Mas, até quando devemos planejar?

  • Até termos dinheiro? Assim, poderemos tirar nossos sonhos do papel e transformá-lo em realidade?
  • Até obtermos a garantia de que vai dar certo? E não correr risco nenhum de errar?
  • Até algum deputado aprovar finalmente aquela lei que torna nosso produto/ serviço necessário? E aí ter mercado e venda garantidos?
  • Até nossos filhos crescerem? E não precisarem mais de nós?

Agora, e se... ao longo da espera do "até" ou do planejamento...

  • Alguém com pouco recurso financeiro, conseguir colocar uma ideia parecida com a nossa em prática?
  • Alguém arrisca colocar um produto/ serviço similar ao nosso no mercado, e ele dá certo?
  • O deputado não assinou a lei, mas alguém convenceu os clientes com outros argumentos que algo parecido com o que íamos fazer é importante e vender primeiro?
  • Quando nossos filhos crescerem, nossa ideia já se tornou obsoleta?

Na aceleradora, vejo semanalmente empreendedores chegarem desesperados procurando "ajuda", pois a ideia de seus sonhos, que eles levaram anos planejando (e que ainda não colocaram em prática porque estão planejando), foi colocada em prática por um "concorrente"!

Vocês podem dizer: a solução é patentear o produto. Depois, se alguém copiar, cobramos royalties.

Sim, isso até funciona. Mas com os avanços tecnológicos de hoje, seu concorrente não faz o mesmo produto que você; na verdade ele resolve o mesmo problema que você resolve...

Explico: imaginem que até hoje todos nós andássemos descalços e alguém inventasse e patenteasse o 'produto chinelo'. Muito bem! Resolvemos o problema de andarmos descalços. Só que o inventor desta ideia ainda não começou a produzir e a vender seus chinelos, pois tem medo das pessoas não gostarem ou preferirem continuar andando descalças. E assim, ele continua planejando.... Enquanto isto, um outro empreendedor, percebendo a mesma necessidade resolve criar uma bota, pois protegerá não só a planta dos pés, mas os pés como um todo. Ele desenha, projeta, produz e começa a vender... A bota é diferente do chinelo, mas "serve" para a mesma coisa: proteger os pés!

É isso que tem acontecido atualmente, no mundo real, onde as coisas acontecem muito rapidamente. Sei que meu exemplo foi simples, mas a intenção é apenas ilustrar!

Não estou dizendo para não planejar, de forma alguma. Planejar é importante sim! Mas a ação é que vai nos diferenciar e ditar quem estará na frente, ditando as regras e quem irá nos seguir.

Minha dica então é: C-O-M-E-C-E com um produto mínimo viável. Vá para o mercado, teste seu produto, sua ideia, valide, ajuste, acerte e erre. Volte para a prancheta e pivote seu produto até ele ficar como o cliente deseja.

Não espere mais, afinal amanhã poderá aparecer alguém com a mesma ideia que você e sair na frente!


Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado