Pular para o conteúdo principal

Sýndreams é destaque no jornal Diário de Santa Bárbara

Diário de Santa Bárbara d'Oeste,  14 de junho de 2015

SB é escolhida para sede operacional de Aceleradora de Startups

por: Juliane Capelato


Sýndreams Aceleradora que atua nos seguimentos de Economia Criativa, Healthcare e Agronegócios escolheu a cidade de Santa Bárbara d´Oeste, para instalar sua sede operacional. A unidade fica instalada na Rua do Chumbo, 743, sala 04. Porém o atendimento é apenas por agendamento pelo e-mail criativa@syndreams.com.br.

A aceleradora atua com metodologia própria com foco no desenvolvimento de clientes para Startups. Segundo Sandra Elisabeth, diretora da Sýndreams, uma boa definição de startup é a utilizada pelo autor Eric Ries: "é uma instituição (empresa ou negócio) desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza". "E o trabalho da aceleradora é aumentar as chances de sucesso no menor tempo possível", conclui Sandra.

A escolha de Santa Bárbara d´Oeste, segundo a Sýndreams, foi devido ao cenário de inovação e desenvolvimento que a cidade têm se destacado nesses últimos anos, além de ser geograficamente estratégica em relação a importantes cidades do interior paulista, como Piracicaba e Campinas. A aceleradora foi fundada em 2012. No primeiro ano de atividade o foco foi estabelecer parcerias e desenvolver a metodologia de trabalho com foco no Desenvolvimento de Clientes e filosofia Lean Startup . No final de 2013 a Sýndreams iniciou o processo de aceleração das primeiras Startups selecionadas.

Tire a sua ideia do papel 
Um papel importante da Aceleradora é articular parceiros e investidores para as startups, permitindo que os empreendedores tenham um desenvolvimento sustentável de seus negócios. “A Aceleradora possui uma metodologia que orienta os empreendedores a analisarem o mercado, desenvolver o modelo de negócio, definir o produto mínimo viável, estabelecer metas e estratégias, elaboração do plano financeiro e de investimento, medir e ajustar os resultados.

O suporte é feito por meio de workshops e mentorias”, informou Sandra. Sobre as vantagens de ser uma startup, a diretora da Sýndreams, disse: “Para responder esta pergunta, primeiro é preciso compreender o que é uma Startup: "instituição criada para desenvolver novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza" (RIES, 2012). Assim a maior vantagem de uma Startup é sua inovação - o que a torna uma empresa sem ou com pouquíssimos concorrentes; porém seu maior desafio é descobrir como esta inovação pode se transformar em algo vendável e que possa gerar lucro”. E completa: “Um outro ponto importante: quando uma empresa, já constituída, está desenvolvendo um produto ou serviço inovador; ela também pode ser considerada uma Startup”.

Questionada se tem algum custo para a startup respondeu: “ A Sýndreams aplica R$ 12 mil em investimento econômico durante o processo de aceleração. E as Startups tem uma contra partida de coinvestimento durante as etapas, mais 4% do resultado obtido no final do processo de aceleração.

Toda metodologia e regras estão disponíveis no site da Aceleradora na página do formulário de inscrição”. Inovação Stéfano Carnevalli, articulador da Sýndreams, ressalta que o polo industrial e desenvolvimento de pesquisa da região têm promovido boas ideias de negócios. "Esta surgindo um novo ecossistema de inovação na região, e isso têm atraído investimentos nacionais e estrangeiros" comenta. Sandra Elisabeth reforça que o principal foco são negócios inovadores que atuem no mercado real. Atualmente a Sýndreams têm 12 startups em processo de aceleração e já finalizaram o processo quatro startups que juntas movimentaram investimentos em torno de R$ 500 mil. O processo de seleção da Sýndreams é permanente e para se inscrever o empreendedor preenche um formulário no site www.syndreams.com.br .

Conheça algumas startups aceleradas pela Sýndreams: 

Marina Gaydou: startup do setor de moda que criou bolsas maternidades de alto padrão. A aceleradora auxiliou o processo de desenvolvimento de clientes e atualmente a empresa atende o mercado nacional e de exportação.

Notox: fabricante de biolubrificantes. A Sýndreams auxiliou o processo de definição de modelo de negócio e quantificação de investimentos. Com o resultado a empresa foi adquirida pela Newdrop Quimica.

Rozus: startup que faz a gestão de resíduos sólidos. O principal trabalho da aceleradora foi descobrir o que o cliente realmente gostaria de comprar! Assim, pivotamos a ideia inicial (que era um software) e chegamos ao serviço de educação,coleta e gerenciamento de resíduos sólidos em condomínios residenciais.

(CASE) Startup de solução para lava-rápido: dois empreendedores tiveram uma ideia muito interessante para melhorar a tecnologia já existente no processo de lavagem rápida de automóveis. Já no segundo mês do processo de aceleração, no workshop de análise financeira chegou-se à conclusão que o investimento inicial necessário para que a ideia saísse efetivamente do papel era muito alto frente ao tempo previsto de retorno. Assim, decidiram parar o projeto, pois ele não traria lucros para os empreendedores. Na metodologia Lean Startup isto pode acontecer.

O principal objetivo do processo de aceleração é auxiliar os empreendedores no processo de descoberta dos valores (benefícios) que seus clientes buscam; e se atender estes clientes irá trazer lucros para a empresa. Se esta conta não fechar, não tem porque os empreendedores continuarem, afinal toda empresa precisa faturar.

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado