Páginas

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Impressões Lean Startup Machine SP 2015

por Sandra Elisabeth

Participei nesse último final de semana como mentora no Lean Startup Machine realizado em São Paulo na sede da Microsoft Brasil.

Sandra Elisabeth, articuladora da Sýndreams,
convidada para ser mentora no LeanStartup Machine SP.
O evento aconteceu na sede da Microsoft Brasil  

O evento é um workshop de três dias para auxiliar na construção de um negócio bem sucedido. O objetivo do LSM é ensinar um processo para descobrir quais os produtos que darão certo no mercado. É uma experiência imersiva e educacional, não é uma conferência e nem um hackathon.



O processo de mentoria ajuda os participantes a utilizarem as ferramentas propostas pelo Lean Startup Machine e também a interpretarem os dados obtidos com os possíveis clientes; isto é importante porque o LSM utiliza-se de metodologias ativas de aprendizado (mão na massa, faça você mesmo, etc) para que no final das 48 horas do processo as equipes possuam seus modelos de negócios já validados, sabendo se sua ideia pode ou não ser um negócio de sucesso!





Um dos workshops apresentados mostrou aos grupos a importância de se desenvolver um produto mínimo viável (MVP) para saber se os clientes estão dispostos à pagarem pela solução oferecida pelo produto ou serviço. É importante ressaltar que o MVP não precisa ser necessariamente a venda do produto, mas pode ser a intenção de compra dele (pré-venda, p.e.). 



O evento é um bom momento para network internacional e conhecer profissionais que atuam com a ferramente Lean Startup Machine; pois diferente de uma conferência ou palestra o formato é muito parecido com o encontrado em espaços de coworking, onde cada um trabalha em seu projeto mas tem a liberdade de falar com outros ao redor para trocar ideias e informações.

Participantes do evento durante coffe break.
Bom momento para negócios.

Sandra Elisabeth com Husam Abboud (organizador do evento)
e Daniel Cukier (Playax) que também atuaram como mentor.
Sandra Elisabeth com Aline Werner
(mentoras do Lean Startup Machine SP)