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segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Prepare sua startup para vender mais em 2016

por: Stéfano Carnevalli


O titulo desse artigo se transformará em história logo nos primeiros meses de 2016, pois o objetivo é aproveitar esses  próximos 60 dias para tomar algumas atitudes.



O cenário brasileiro econômico está cheio de incertezas e cheio de consumidores ávidos por adquirir produtos e serviços em oferta.

Comece por você. Faça uma lista de produtos ou serviços que gostaria de comprar no próximo ano, de preferência com um ótimo desconto no preço.

Para as Startups é um momento de grandes oportunidades no Brasil. Principalmente para aquelas que conhecem os desejos dos clientes, que valores são importantes para eles, quais as suas necessidades ocultas e operam de forma enxuta.

O importante é sempre lembrar que todo negócio precisa gerar receita. E quanto antes essa receita gerar lucro, melhor. Ser lean é a regra.

Agilizando, afinal você têm 60 dias, vou listar um passo a passo com uma sugestão do que fazer.

1. Identificar a oportunidade (10 dias)


 

  • Desconecte-se da internet (tudo: celular, tablet, etc)
  • Ande e observe as pessoas, seus hábitos, roupas, o que estão comprando.
  • Converse, escute as pessoas. Familiares, amigos, comerciantes locais.
  • Vá na biblioteca e leia os jornais e revistas impressas. Aproveite para conversar com a(o) Bibliotecária(o), peça uma dica de leitura.
  • Visite locais que não costuma ir: supermercados, feiras-livre, lojas de decoração, parques.
  • Anote no caderno tudo que achar interessante.
  • Leia as suas anotações (quanto mais melhor). 
  • Com essas informações que coletou com certeza alguma oportunidade irá surgir, ou associada a sua startup atual, ou mesmo uma ideia para tirar do papel.
  • Depois conecte-se a internet, pesquise sobre a oportunidade, identifique os concorrentes, parceiros, exemplos do que deu certo e do que deu errado.
  • Principalmente equacione sua oportunidade de acordo com sua capacidade de tempo e financeira (as chances de começar um excelente negócio em 2016 será maior)

2. Planejar (30 dias)



  • Monte o quadro de analise SWOT em cima da ideia e informações que obteve
  • Defina ou ajuste o modelo de negócio
  • Defina seu MVP
  • Defina as metas e estratégias
  • Monte sua planilha financeira (custos, previsão de receita e lucro)
  • Para cada ferramenta converse com um cliente em potencial. Se precisar ajuste.

3. Preparar (20 dias)

  • São 20 dias para fazer o seu MVP e colocar as estratégias em prática. 

4. Start
  • Estamos em janeiro de 2016, agora é só colocar tudo em prática e ir para o mercado vender. 
  • Para cada cliente prospectado faça anotações. Se ele gostou ou não. Se está disposto a pagar pelo serviço. Comprou de primeira. 
  • Com essas respostas é ir ajustando e aproveitando a melhor vantagem de ser uma startup: crescer de acordo com sua capacidade de gerar receita. 

Nesse processo apoio e parcerias são válidas. Amigos, família, mentores ou aceleradoras podem ajudar a alavancar de forma mais rápida e assertiva esse processo.

E uma última frase de incentivo: Tire sua ideia do papel e mão na massa!!!


Dica de livro:




quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Sýndreams no Accelerator Day StartSe Info Money 2015

A Sýndreams foi uma das seis aceleradoras convidadas a fazer parte do Accelerator Day promovido pelo StartSe Info Money em setembro de 2015.


O evento reuniu mais de 200 empreendedores, que durante 10 horas de atividades, tiveram palestras, mentorias e conteúdos relacionados a startups e investimentos.


Um dos responsáveis pela organização do evento, Júnior Borneli (co-fundador do Startse), reforçou na abertura do evento que é uma oportunidade única para que empreendedores de todo Brasil possam vivenciar, na prática, como é o ambiente de trabalho das maiores aceleradoras do país.


A diretora da Sýndreams Aceleradora, Sandra Elisabeth, a convite da organização do evento, realizou um pré-lançamento de seu livro "Transformando ideias em negócios lucrativos: aplicando a metodologia lean startup". O livro publicado em inglês e português, foi escrito com Robisom Calado, especialista em Lean Manufaturing, e editado pela Global South Press (EUA).



Os participantes puderam adquirir os livros e conversar com os autores, além de fotos e autógrafos. Esse é o primeiro livro escrito por autores brasileiros sobre Lean Startup. Agradecimento ao apoio de Guilherme Carnevalli (Booking) e Priscila Bitencourt (Dreamidea), foto abaixo a direita.


A Sýndreams realizou mentoria aos participantes sobre Lean Startup com a especialista Sandra Elisabeth e o articulador da aceleradora, Stéfano Carnevalli ministrou palestra sobre "Investimentos".




O evento contou com mais outras palestras e painéis de debate sobre temas relacionados a empreendedorismo e investimento, destacando a apresentação da Ana Julia Ghirello uma das co-fundadoras do Bom Negócio,  painel com a participação de Marcus Vinicius, Diretor Executivo do COB, entre outras.




Vídeo Resumo do Evento por StartSe

StartSe :: Accelerator Day from João Evaristo Faria Moreira on Vimeo.