Pular para o conteúdo principal

Case: Pony Toy conquista as crianças com muita inovação, diversão, design e atividade física

Criado em 2013, o Pony Toy hoje se destaca pela sua inovação, pelo designer e pela qualidade percebida pelos clientes no material usado como matéria-prima.

Logo 

Com a imagem da marca associada ao meio equestre, o produto conquistou as crianças e suas famílias de diversas partes do país devido principalmente sua estratégia de vendas online.

O Pony Toy é o primeiro produto patenteado da CBC Brinquedos, fundada em Santa Bárbara D’Oeste-SP e a ideia inicial do fundador do PonyToy era fabricar e vender cavalinhos que galopassem com o movimento da criança. Mas ao iniciar o processo de Aceleração na Sýndreams, o empreendedor percebeu que não teria ‘braço ’ suficiente para produzir a quantidade solicitada pelos distribuidores e revendedores de brinquedos. Sendo assim, ajustou a estratégia e passou a fabricar quase que sob encomenda e vender diretamente para o público final, aumentando suas margens de ganho e diminuindo seus custos fixos.

Hoje o produto é vendido online e recebe pedidos do Brasil inteiro, sendo que a região sul e sudeste são as campeãs de compras! São dois modelos diferentes, um para atender crianças de 1 a 5 anos e outro para atender as crianças de 5 a 9 anos.



De Santa Bárbara D’Oeste para o Brasil

Em Santa Bárbara D’Oeste, interior de São Paulo, é onde está a unidade da CBC Brinquedos. Amparada pela forma inovadora de brincar – o Pony Toy desliza enquanto a criança faz um movimento de galope - o fundador da empresa queria desenvolver um brinquedo que fosse uma atividade física para as crianças, que auxiliasse no desenvolvimento e coordenação motora, que motivasse o afeto aos animais e melhorasse o relacionamento social entre elas.

O Pony Toy já se espalhou pelo Brasil e recebe constantes visitas de outros empresários da indústria de brinquedos. O produto já foi vendido de Norte à Sul sem ter investido nenhuma verba em contratos de publicidade. Além de que o preço do Pony Toy é acessível ao público.

Desde o início de 2015 a empresa está em processo de expansão que engloba sua participação no processo de aceleração da Sýndreams. Foi durante a Aceleração que o idealizador percebeu que o brinquedo Pony Toy poderia ganhar proporções muito maiores se passasse a ser um produto licenciado. “Com o licenciamento poderemos focar nos processos de melhoria contínua do produto e da marca enquanto o licenciado se dedica a produção e comercialização do Pony Toy” afirma Carlos Júnior, sócio da CBC Brinquedos.


Experiência digital e atividade física para as criança


A comunicação e comercialização do Pony Toy com o consumidor é feita pela Internet e pela loja física em Santa Bárbara D’Oeste. Porém, os principais meios de contato são as redes sociais e e-mails. Esta é a principal forma que a empresa tem para gerar experiência com o público. 

Navegando pela Internet os usuários estão cada vez mais antenados nos lançamentos do mercado e não demorou muito para que a marca se aproximasse do público em geral. Além da Internet, as crianças têm papel fundamental na curta história do Pony Toy, já que são fonte de inspiração para a criação do brinquedo. “O nosso foco é incentivar as crianças brincarem de verdade e por isso damos ênfase em nossa divulgação para os benefícios que o Pony Toy oferece às crianças, tais como a prática de atividade física. 

Ao longo do tempo, percebemos que este benefício especificamente é o que mais têm atraído os pais a efetivarem a compra”, explica Carlos.




Expansão do Pony Toy

Após participarem do processo de Aceleração da Sýndreams as vendas do Pony Toy cresceram exponencialmente. Além do crescimento das vendas, o novo modelo de negócios permitiu ter uma redução nos custos e um aumento na margem de lucro.

Hoje, o Pony Toy está em busca de seu primeiro parceiro licenciador, que poderá explorar a marca com exclusividade no Brasil todo. Várias empresas já procuraram os sócios para fechar o negócio, porém nenhuma delas atendeu aos requisitos mínimos para o licenciamento do produto.

O empreendedor segue sua busca por um parceiro, mas já considera o Pony Toy um empreendimento de sucesso devido aos seus resultados mais do que positivos !


Mais sobre o PonyToy:

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado