Pular para o conteúdo principal

Inovação para gerar negócios

Por Sandra Elisabeth

Kotler, em seu livro “A bíblia da inovação” afirma que durante anos, a inovação foi sinônimo de inovação tecnológica, assim envolvendo principalmente o departamento de P&D e, sobre tudo, os engenheiros. Hoje sabemos que esta é uma visão extremamente limitada sobre inovação e quais são suas fontes.


Já discutimos isso em outros artigos, mas reforço: a principal fonte de inovação é o cliente. Ele é quem diz o que precisa, se vai comprar e quanto está disposto a pagar!

Para quem mesmo assim acredita que inovação só acontece quando um produto incrível é descoberto, conto-lhes o exemplo da empresa Local Motors.

A Local Motors é uma empresa que combina co-criação e micro-fabricação para trazer inovações de hardware para o mercado a uma velocidade sem precedentes. Entenda por hardware os carros, bicicletas e outros veículos.

Rally Fithter - Local Motors
E não, não foram eles que desenvolveram o carro do Google! Na verdade, a inovação da Local Motors está na forma como criam o carro e não no carro em si! Vou explicar:

A empresa desenvolve seus veículos de forma co-criada, ou seja, os engenheiros, designers e makers se juntam em uma comunidade para “discutir” o que será este veículo; como será seu designer, quais peças usar, etc.

Geralmente a equipe da Local Motors diz o objetivo geral do veículo e o chassi base, o resto todo fica com a comunidade. É claro que ao longo da discussão desta comunidade, os mediadores da empresa vão mostrando os prós e contras de cada uma das peças sugeridas, designers e pontos levantados na discussão.

Esta comunidade é formada pelos pré compradores do veículo, ou seja, você auxilia no desenvolvimento e criação do seu próprio carro.

No final das discussões, com o projeto completo, basta o carro ir para a linha de montagem. Cada cliente busca o seu carro na fábrica e ainda pode auxiliar na montagem do mesmo.

Não preciso dizer que a empresa não vende muitos carros por ano, como acontece com uma Ford, Fiat... porém, ela também não tem os mesmos custos que estas tem; pois apesar de ser altamente inovadora, sua fábrica é pequena (micro-fabricação), não possuem um grande número de engenheiros, designers, etc; ou seja, não têm funcionários caros! Na verdade, tem alguns poucos mediadores que atendem a um grande número de engenheiros e designers que estão na comunidade!

Os resultados: atualmente a empresa está desenvolvendo um carro impresso em 3-D. No passado foi uma das primeiras a desenvolver um carro elétrico e em tempo recorde: 2 meses!

Assim, precisamos deixar de lado a ideia de que só inova quem tem muito dinheiro... é muito grande... e só vale inovação disruptiva! Este exemplo prova que até para desenvolver um carro (que é só um carro) há como inovar muito mais do que apenas trocar as peças analógicas por digitais e inserir sinal de Internet no painel do veículo.

Fica a dica: INOVEM FORA DA CAIXA! OUÇAM SEUS CLIENTES!

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado