Pular para o conteúdo principal

Empreendedorismo e a tomada de decisão

Por Sandra Elisabeth

Tomar decisão em um negócio nem sempre é fácil, mesmo porque o que funcionou no passado pode não funcionar no presente. E claro, não existe uma “receita de bolo” do tipo faça primeiro A; depois B e seu resultado será incrível.


Um ponto importante, porém pouco discutido sobre tomada de decisão, é o fator percepção; ou seja, o “problema” depende dos “olhos de quem vê”. É como na figura abaixo. O que você percebe? Um cálice? Ou dois rostos de frente, quase se beijando?
Perceba a diferença na percepção, a figura é a mesma! Provavelmente se esta figura fosse o “problema” que tivéssemos que resolver na empresa haveria uma grande discussão, pois cada pessoas vê uma foto diferente.

Ainda sobre percepção há algo que quero ressaltar neste artigo: a dificuldade que os empreendedores têm para identificar problemas. Não quero dizer que eles não percebam problemas, mas sim que priorizam os problemas visíveis e não os realmente importantes.

Vou dar um exemplo:

Em 2014 especialistas afirmaram que o Estado de São Paulo enfrentaria uma grave crise hídrica e que era necessário que todos economizassem água e se preparasse para a crise. Em 2014 não faltou água, assim não houve problema – logo poucos se prepararam efetivamente para a crise hídrica.

Em 2015 vimos os empresários desesperados sem água para produzir (o pouco que se tinha de pedidos) e aí presenciei soluções birabolantes, incluindo a compra de água de caminhões pipas!

Bom, e se já no início de 2014, quando se teve a notícia que haveria uma crise hídrica as empresas se preparassem, com mais uma caixa d’água, com abertura de novos poços artesianos, com investimento em reuso de água, etc, etc. provavelmente passariam “ilesas” pela falta de água na torneira.

O mais interessante é que voltou a chover! Porém há ainda o alerta de que a chuva que veio não foi suficiente para deixar todos os reservatórios a 100% e o pior como estamos em um outono com cara de verão, a água está evaporando mais rápido e sem previsão de chuva!

Será que esse empresário que pagou muito, muito caro em caminhões pipa para não parar a produção vai ter que tomar a mesma decisão de novo ou ele já aprendeu e “se preveniu”?

Ficar colocando a “culpa” no estado não resolve problema administrativo. É sim importante cobrar soluções do governo, porém não dá para esperar que o governo venha administrar seu negócio!

Assim como no caso da crise hídrica, existem inúmeros outros problemas extremamente importantes, que podem causar a parada total da empresa, mas que deixa de ser percebido por que não aparece.

Tomar decisões requer analisar tudo com muita profundidade e sabedoria. Percebendo as várias nuances que um problema pode ter e como ele poderá afetar direta ou indiretamente sua empresa.

Uma pergunta: como o terremoto no Japão impactou seus negócios? Você já parou para analisar? Qual decisão tomou? Se não viu as notícias; algumas empresas japoneses pararam a produção, tais como Sony e Honda. Você vende para elas? Você é fornecedor delas? Sua cadeia produtiva envolve produtos oferecidos por estas empresas?

Ser empreendedor requer saber tomar decisões e o melhor é tomar decisões racionais, pensadas e estruturadas e não no susto! Pense nisso...

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado