Pular para o conteúdo principal

Fluxo de informação na empresa

Por Sandra Elisabeth

Todos sabem da importância das informações para a tomada de decisão da empresa. Independente se a decisão é sobre receber ou não parcelado ou investir na compra de um grande equipamento para a empresa; tudo precisa de informação.

Imagine que sua empresa começou a crescer e que os clientes aumentam a cada dia que passa. Esse fluxo maior de clientes começa a te sobrecarregar e a sobrecarregar seus funcionários, que gastam mais tempo com o atendimento ao cliente e com as vendas, sobrando pouco tempo para outras atividades administrativas, o que acaba ocasionando atraso nas entregas de pedidos, falta de matéria prima e atrasos nos pagamentos de funcionários. Com tudo isso acontecendo, tem aumentado o número de clientes insatisfeitos com alguma coisa. E aí, o que fazer?

Alguns irão dizer que está faltando informação sobre qualquer coisa. Sim, talvez esteja faltando informação, mas infelizmente os problemas que aparecem nas empresas no seu dia a dia vêm desta forma. E é por isso que a administração não tem receita de bolo, mas sim algumas ferramentas que podem ajudar, como fluxo de caixa, controle de estoque, etc.

Porém, antes de tudo é preciso se perguntar quais informações estão faltando? Porque só assim você consegue buscar o que precisa saber. Caso contrário ficará reunindo um monte de dado e informação que não vai te ajudar a chegar em lugar nenhum!

Mas você deve estar pensando que poderia:
a. Decidir contratar um novo funcionário, mas será que o aumento do número de clientes foi suficiente para pagar a conta de um novo funcionário?
b. Colocar um software de controle muito caro e de uma empresa muito boa, mas quem vai inserir e acompanhar os dados no software? Vocês já não dão conta dos clientes...
c. Contratar uma empresa de operações logísticas para entregar as mercadorias no prazo, mas e se faltar matéria-prima para produzir?

Você pode contratar, gastar, investir, tirar dinheiro..... porém se não encontrar o foco do problema só vai aumentar seus custos e não vai garantir entrada de recursos.

Para este caso e outros semelhantes o ideal é parar e rever como anda os processos da empresa. Isso mesmo, parar e olhar: de onde vem o pedido inicial e para onde ele vai. Quais são os problemas que estão acontecendo e quais as ‘linhas’ que se quebraram no meio do caminho.

Saiba que 98% dos problemas das empresas acontecem por falta de informação e de nada adianta colocar um software caríssimo para gerir a empresa, pois se a empresa estiver desorganizada o software só vai ajudar a piorar a situação!

Em administração de informações dizemos que uma empresa com problemas está com “entropia”, ou seja, com falta de informações.

Para ajustar isso, primeiro precisamos saber como funciona a empresa, quais são os processos de negócios que existem nela, quem é responsável pelo que. Na sequencia é necessário conhecer o sistema de informações da empresa que são todos os registros de dados e documentos gerados pela empresa, nada mais, nada menos que as NFe, o software da empresa, os papelzinho e caderninhos que se anotam informações (é até eles fazem parte do sistema de informação da empresa), etc.

Bom, depois de falar de papelzinho e caderninho começa a ficar claro o motivo pelo qual dizemos que os problemas acontecem por falta de informação né?!

Assim, uma empresa pode evitar problemas quando consegue ter um bom sistema de informação (não um bom software). Ela precisa para isso:

a.       Controlar a informação;
b.      Coordenar a informação;
c.       Se planejar de acordo com as informações.

Friso sistema e não software, porque ela pode muito bem se organizar apenas com uma planilha de excel onde consiga controlar todas as informações de forma coordenada e que lhe forneça a base necessária para tomar decisões e se planejar.

Novamente, para tudo isso ela precisa conhecer todos os processos de negócios da empresa, de onde vem o pedido, por onde ele passa até o seu destino final.

Com isso bem detalhado, anotado e de fácil acesso quando necessário; auxilia o gestor a tomar as decisões e encontrar o “problema real”.

No caso, por exemplo, seria necessário primeiro mapear os processos de negócios da empresa, como contas a pagar, contas a receber, controle de estoque, planejamento de produção, pedido do cliente e na sequencia compreender se os processos estão adequados ou se eles são a causa dos problemas (lembrem-se dos órgãos públicos e suas burocracias, por mais gente que esteja trabalhando, o processo é tão complicado que se torna demorado!). Se os processos estiverem adequados o último passo é verificar se as pessoas estão fazendo os processos corretamente.


Como podem ver, com informação adequada é possível resolver qualquer problema!

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado