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Ferramentas para formulação de estratégias

Por Sandra Elisabeth

Como tudo na administração de negócios, não existe uma “receita de bolo” para formular suas estratégias. Você pode pensar e desenhar o seu próprio caminho, lembrando é claro de responder o que fazer e como fazer!

Porém, para os que gostam e preferem usar ferramentas para elaborar suas estratégias, aproveito este artigo para deixar algumas dicas:

O empreendedor pode pensar em estratégias de diversificação do seu produto, assim oferecendo:

Produtos ou serviços atuais para clientes novos;
Que como o próprio nome diz, é um modelo onde a empresa oferece seus produtos ou serviços para um novo público alvo.  É claro que ninguém consegue garantir que este novo mercado irá se comportar da mesma forma que o antigo e por isso usar o método lean startup pode ajudar a diminuir os riscos.

Novos produtos ou serviços para os mesmos clientes;
Onde a empresa oferece produtos ou serviços novos para o público alvo que já está acostumada a atender e neste caso o risco é o público alvo não ‘gostar’ do novo produto ou serviço, por isso o ideal é iniciar com u MVP para validar a ideia e mercado.

Novos produtos ou serviços para clientes novos.
Ou seja, uma startup. E aí pessoal, o ideal é começar mesmo com o MVP, medir resultados, colher feedback. Não tem jeito, tem-se que fazer desta forma!


Um outro jeito de se pensar as estratégias é de acordo com a competição do mercado. Neste caso a ferramenta usada pode ser o quadro das “Estratégias competitivas de Porter”.



Diferenciação
Neste caso a empresa ou startup escolhe atuar com produtos diferenciados, fazendo com que invista mais recursos em publicidade, novas tecnologias, pesquisa e desenvolvimento tudo para que seu público alvo a identifique como única no mercado.

Liderança em custo
Aqui a empresa ou startup centra esforços na eficiência e eficácia para diminuir os custos operacionais, geralmente trabalha com produção em massa e produtos ou serviços mais simples, com pouca ou nenhuma diferenciação.

Foco
Também conhecido como produto de nicho, a empresa ou startup escolhe um público alvo muito específico e ás vezes pequeno para oferecer seus produtos ou serviços. Quando a escolha é pela estratégia genérica foco é necessário ainda que o empreendedor decida se irá trabalhar com foco em diferenciação ou em custo.

Além das formas apresentadas anteriormente, você como empreendedor pode:

·         Desenvolver estratégias para melhorar o tratamento com o cliente;
·         Inserir estratégias focadas na qualidade dos produtos ou serviços;
·         Ter estratégias de parceria para ampliação de mercados ou clientes;
·         Desenvolver estratégias com base na liquidez da empresa, focando a melhora financeira da empresa;
·         Elaborar uma estratégia de internacionalização.

Em qualquer uma delas lembre-se de descrever o que será preciso fazer e como será feito! Sem estas informações é impossível transformar as estratégias em ações!

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