Pular para o conteúdo principal

Startups oportunidades 2017: Brasil 100% Digital e Brasil mais Produtivo

por Stéfano Carnevalli

O ano de 2017 será um ano decisivo para retomada do crescimento e desenvolvimento do Brasil. Alguns programas e propostas do atual governo federal estão ajudando a sinalizar os possíveis cenários para os próximos anos.

Nos programas Brasil 100% Digital e Brasil mais Produtivo há oportunidades reais para startups de diversos setores, principalmente aquelas que podem atuar com o Governo e as Industrias.

Brasil 100% Digital

Um dos eventos promovidos pelo pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Secretaria Geral e Casa Civil da Presidência da República e pelo TCU apontou as principais alterações e metas para o plano a Política de Governança Digital (Decreto 8.638/2016) e da Estratégia de Governança Digital (Portaria 68, de 07.03.2016), bem como várias ações de controle voltadas à indução do desenvolvimento digital.

Essa segunda edição do Seminário Internacional, que aconteceu em novembro de 2016, apontou algumas oportunidades para startups nas seguintes áreas:

  • Controle Externo e Serviços Públicos na era Digital (programa de Inclusão Digital, TI pública e controle digital)
  • Geotecnologias, Analytics e Big Data no Controle (Auditoria de folhas de pagamento e de dados abertos, Fiscalização de obras, demandas e previsão de infraestrutura)
  • Participação Social e Acesso a Informação (Participa.BR, Transparência e Controle Social)
  • Segurança (Uso de biometria, Internet das Coisas, 

Nas apresentações e debates entre especialistas destaca-se o aumento gradativo e continuo de ações para digitalização. Com isso soluções envolvendo aplicativos e softwares serão demandados por diversos setores de governo nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal.


Brasil mais Produtivo


O Programa Brasil Mais Produtivo atenderá três mil indústrias de pequeno e médio porte
em todo o Brasil, com o objetivo de aumentar em 20% sua produtividade. A iniciativa é
do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), SENAI, APEX-Brasil e ABDI, com a parceria do SEBRAE e BNDES.

Para mensurar a efetividade dos resultados, os indicadores de produtividade serão medidos no início e no final do programa com um total de 120 horas de atendimentos de consultoria do SENAI.

Para a avaliação dos resultados, serão utilizados quatro indicadores:

  • Produtividade: o aumento da quantidade de unidades produzidas em um espaço de tempo;
  • Movimentação: a diferença entre o tempo de movimentação antes e depois do programa;
  • Qualidade: a diferença entre o retrabalho antes e depois do programa;
  • Retorno financeiro: a diferença entre o retorno financeiro e o que foi investido no programa.

O MDIC estuda a ampliação do programa Brasil Mais Produtivo em mais duas etapas. A próxima linha de expansão deverá abordar a Eficiência Energética das Indústrias. A terceira fase do projeto de expansão contempla os instrumentos de Manufatura Avançada.
Para startups há várias oportunidades para oferecer serviços e produtos para as Industrias participantes do programa, como por exemplo: controle de produção, canais de comercialização, robótica, novos materiais, monitoramento e desempenho de equipes.

Referências:

Seminário Internacional Brasil 100% Digital 2ª edição
Palestra Estratégia de Governança Digital para o Governo Federal - Ministro Dyogo Oliveira - Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

Vídeo no canal do TCU sobre o evento: https://www.youtube.com/watch?v=kEr0yLnjY5w

Brasil Mais Produtivo
Perguntas e Respostas, resumo do programa.



Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado