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terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Oceano Azul: Nintendo Labo

por Stéfano Carnevalli

Buscamos sempre um oceano azul para navegar quando o assunto é lançar novos produtos ou serviços. A Apple agiu dessa forma com o Ipod e Ipad, o Cirque du Soleil fez isso e navega tranquilamente até hoje, e a Nintendo fez isso em alguns momentos de seus mais de 100 anos de história.

Para iniciar novos mercados é preciso estar próximo dos clientes
Analisando esses e outros Cases, os pesquisadores W. Chan Kim e Renée Maiborgne definiram uma  estratégia do Oceano Azul, onde para uma empresa ter um negócio cada vez mais lucrativo e crescer, ela precisa buscar novos mercados e deixar de disputar consumidores com seus concorrentes em mercados já saturados (o mar vermelho).

Para ter sucesso na estratégia de Oceano Azul, é importante saber que novos mercados surgem da inovação de valor. Não adianta apenas oferecer uma nova tecnologia ou melhorar a experiência de uso. É necessário ouvir o cliente.

E a Nintendo fez isso. Criou um mercado pouco explorado que é o de "games eletrônicos para a família". Deixou a maior parte das empresas de consoles (e games) duelando no mar vermelho e lançou produtos para integrar a família. Ouviu a demanda dos pais.

Uma das preocupações dos pais é o tempo que os filhos ficam na frente de "telas" e deixam de fazer outras atividades físicas.

O primeiro produto para atender esses pais foi o Wii e seguiu ouvindo os clientes até lançar no ano passado o Nintendo Switch. O resultado de vendas do Switch foram excelentes. Em 10 meses foram vendidos 10 milhões de unidades no Japão e 4,8 milhões nos EUA. A previsão é dobrar as vendas em 2018 e para isso a empresa anunciou mais uma inovação: o Nintendo Labo.


O Nintendo Labo segue a tendência maker (faça você mesmo). São uma série de Kits (arduino + papelão) para as famílias construírem juntas os controles e acessórios para o Switch.  Com esse conceito do Labo, surgem novas possibilidades, cria-se um novo mercado. Amplia as possibilidades para os pais que vão poder construir e brincar juntos com os filhos integrando o lúdico com o eletrônico.

O que apreendemos é que existem mercados a serem criados. Você também pode criar novos mercados. E para isso precisa trazer inovação de produto ou serviço a partir das necessidades dos clientes. Necessidades visíveis e ocultas, pois as vezes o cliente não sabe que precisa daquele produto ou serviço.

Mais informações sobre o Nintendo Lab:
https://www.nintendo.pt/

Mais informações sobre soluções Sýndreams para empresas que querem inovar e criar novos mercados:
http://syndreams.com.br/para-empresas/







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